Como atividades físicas podem fortalecer o sistema imunológico?

Entre 20 a 30 minutos de atividade física diária pode reforçar a defesa do sistema imune, pois a prática de exercícios faz com que o sangue circule mais. Assim, os anticorpos e glóbulos brancos se deslocam por todas as partes do seu corpo mais rapidamente, de modo que eles possam detectar as doenças mais rapidamente. Além disso, um aumento na circulação também pode desencadear a liberação de hormônios que “alertam” as células imunes de agentes causadores de doenças.

Faça exercícios moderados e que reduzam o estresse

Atividades físicas de alta intensidade, como corrida de maratona ou treinamentos muito intensos, podem diminuir a quantidade de glóbulos brancos, que circulam pelo corpo e a consequência é o risco aumentado de doenças.

Contrário a isso, exercícios que auxiliam na redução do estresse — como tai chi chuan, yoga, caminhada e treinos mais leves — podem ajudar fortalecer o sistema imunológico.

Isso porque, altos níveis de estresse podem aumentar a vulnerabilidade para inflamações e o risco de doenças no organismo. Talvez, você considere sua rotina diária muito corrida para cuidar de seu organismo.

 

Mas, é possível dedicar pouco tempo do seu dia para atividades físicas e a sua alimentação. E você pode fazer isso em casa. Uma dieta equilibrada com uma variedade de vegetais e alguns minutos de exercícios é a melhor resposta para a pergunta “como fortalecer o sistema imunológico?”.

Aliando essas duas ações, você terá todas as coisas boas que precisa para ajudar no combate de doenças. Deixamos aqui para você a dica de um exercício físico excelente para fortalecer o seu sistema imune através da respiração, relaxamento, movimentos corporais e meditação.

 

Quer saber como? Clique aqui...