vnd silencio.jpg

A Importância do Silêncio

Mestre Lao Tzu (Lao Tsé): 
“O Silêncio é uma fonte de grande força”

Estar em um ambiente calmo, silencioso, tranquilo pode significar para muitas pessoas estar mergulhado na solidão, onde os pensamentos ruminantes, dolorosos, angustiantes tomam conta da mente, trazendo ansiedade, tristeza ou mesmo a depressão.

 

Mas, o que a maioria não sabe é que o silêncio tem benefícios profundos para a saúde física, emocional/mental além de ter um grande poder e é uma poderosa ferramenta para transmitir mensagens.

O silêncio é um importante aliado para a nossa mente, promovendo bem-estar geral e também:

- Normaliza a pressão sanguínea, contribuindo desta forma nos tratamentos de problemas cardíacos;

- Atua no nosso sistema imunológico, quando o silêncio é através de práticas meditativas ele diminui o stress e todos os seus sintomas, entre eles a liberação de hormônios estressores que prejudicam a nossa saúde e, desta maneira melhora nosso sistema imunológico.

- Um importante estudo publicado em 2013 (“Is Silence Golden?”) sobre a atuação do silêncio no cérebro, revelou que algumas horas de silêncio permitem que novas células sejam criadas no cérebro na região do Hipocampo (área responsável pela aprendizagem, memória e emoções).

- Promove um relaxamento no corpo e na mente, maior que ouvir música. Estudo realizado por L Bernardi e C. Porta onde compararam os efeitos da musica e do silêncio no sistema cardiovascular, cerebrovascular e no sistema respiratório, revelou que o silêncio tem maior relevância para a saúde do que ouvir música porque altera de forma positiva a circulação sanguínea no cérebro e também evita a formação de placas nas artérias.

  Quando a vida é simples,
  pretensos caem;
  Nossas naturezas essenciais brilham.
  Por não querer, há calma,
  E o mundo se endireitará.
  Quando há silêncio,
  encontra-se a âncora do universo dentro de si mesmo.
  Lao Tzu


O silêncio promove a paz interior, clareza mental, melhor observação do momento presente, aceitação e apreciação das circunstâncias do ambiente. Atua na mente diminuindo os pensamentos, nos torna mais compassivos além de desenvolver a gratidão e a bondade amorosa.