Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial milenar chinesa, é conhecida como "Meditação em Movimento" e também como "A Arte da Longevidade", promovendo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

 

Tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem nas grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.


Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
 

Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pelas práticas chinesas, revelam o taiji como uma fonte efetiva de energia que está em nosso interior.

 

As práticas, exercícios e meditações em movimento, do Tai Chi Chuan são técnicas específicas para a obtenção de estados mentais tranquilos, fortalecendo o corpo físico e auxiliando na prevenção e na cura de doenças.

 

Proporciona também uma boa forma energética, ao movimentar e liberar o “Chi” ou “Prana”, que é a energia vital de todo ser vivo, uma maior consciência corporal, melhoria da concentração e mais disposição para lidar com as questões do dia a dia.

 

Alguns benefícios da prática constante do Tai Chi Chuan:

– aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição;
– fortalecimento do sistema nervoso;
– aumento da atenção e concentração mental;
– desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;
– equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;
– conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
– auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;
– aumento da flexibilidade;
-  proporciona relaxamento muscular em todo o corpo;
– fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;
– superação dos medos e limites.