viva5respireexer.jpg

VIVA 5' POR DIA

 

Para iniciar o dia... respire!

Estes são exercícios que podemos fazer pouco depois de acordar. Podem ser feitos em 5' (minutos) ou se você quiser pode repeti-los conforme sua disponibilidade de tempo. Além disso, podemos repeti-los ao longo do dia, sempre que tivermos 5'.

Seguir a onda...

1 – Assumir a Postura Inicial (1) (ver Considerações)

2 – Afastando a perna esquerda, para a esquerda, passar para a Postura Principal (2)

3 – Inspirar ao mesmo tempo que eleva os braços até a altura dos ombros (3)

4 – Relaxe os ombros e comece a expirar abaixando os braços, flexionando os joelhos, até assumir a posição Yu Bei (4)

5 – Recomeçar, itens 2 a 5: 7 vezes.

Observações:

  
Distância entre os pés: largura dos ombros, pés apontando para a frente

     

Manter o eixo sempre

     
Respiração abdominal, inspirar e expirar pelo nariz, ponta da língua no céu da boca

    

Observe sua respiração, sinta seu corpo.

neidan tichi001.gif

Suspender o Céu...

Fique de pé, mantendo os pés paralelos, na largura dos ombros e os braços soltos ao lado do corpo. Relaxe durante alguns segundos e, em seguida sorria, apenas sorria. Relaxe.

 
Coloque então as mãos na posição mostrada na figura (a), com os dedos quase se tocando, os braços esticados e os pulsos formando ângulo reto com eles.

   
Com os pulsos ainda em ângulo reto e os cotovelos estendidos, leve os braços para a frente e depois para cima em um arco contínuo. Ao mesmo tempo, inspire suavemente pelo nariz. Suavemente. Não force a respiração.

Quando alcançar a posição mostrada na figura (b), pare e prenda a respiração por um ou dois segundos. Em seguida, empurre para cima, como se estivesse empurrando ou "suspendendo o céu". Os seus braços devem estar retos e os pulsos formando ângulo reto com eles.

 
Em seguida desça os braços pelos lados em um arco contínuo, como mostra a figura (c). Os braços devem estar esticados e as mãos e os antebraços devem estar no mesmo plano. Ao mesmo tempo expire suavemente pela boca.

Repita 7 vezes. Faça pequena pausa. Repita mais 2 séries de 7 vezes.  Se ficar tonto, pare e repouse.

neidan suspender01.gif

Carregar a Lua

De pé, mantendo os pés paralelos, na largura dos ombros, dobre o corpo para a frente, deixando as mãos penderem abaixo dos joelhos (fig. a).

 

As costas devem fazer um curva uniforme. Fique nessa posição alguns segundos. Devagar, levante o corpo com os braços esticados à frente e para cima em movimento contínuo, inspirando ao mesmo tempo até acima da cabeça. 

 

Forme com os polegares e os indicadores uma lua cheia sobre a cabeça, arqueando o corpo para trás (fig. b). Permaneça na posição por alguns segundos e depois endireite o corpo e abaixe os braços pelos lados, expirando devagar.

 

Repita 7 vezes. Faça pequena pausa. Repita mais 2 séries de 7 vezes. Se ficar tonto, pare e repouse.

neidan carregaralua2.gif

Leituras: Links