Quem pode fazer...

Pessoas de qualquer idade podem fazer as práticas de Consciência Plena, desde adolescentes até idosos, porém sempre devendo respeitar os seus limites.

 

Os movimentos deverão ser executados sempre de forma calma, prazerosa e harmoniosa. Como qualquer prática corporal, deverão seguir sempre as orientações de um bom instrutor e as recomendações de seu médico.

Há casos que a técnica é muito benéfica, mas sua prática deve ser realizada com adaptações e cuidado na amplitude, dosagem e intensidade dos movimentos.

Pessoas idosas ou portadores de determinadas patologias, deverão receber orientações especificas de seus instrutores.

As práticas não devem ser realizadas por pessoas com câncer na fase ativa, somente após controlado, e com liberação médica, são indicadas para ajudar na recuperação. Também não são recomendadas para mulheres grávidas com necessidades de cuidados e para pessoas que se encontrem na fase aguda de uma inflamação ou infecção (febre e gripe muito forte, inchaço e parasitoses graves, etc).

Na fase de cicatrização após cirurgias ou fraturas, sempre após liberação médica, as práticas são recomendadas, pois os exercícios possibilitam dissolver as aderências dos tecidos, além de fortalecer os ossos.

Lembre-se: Use o bom senso e siga sempre as orientações do seu médico.